Local de prova do ENEM 2019 – Saiba onde será Realizada a Prova

A consulta ao local de prova do Enem 2019 já está disponível para os milhões de candidatos que farão o exame no mês de novembro, em todo o país. Para conferir a informação é preciso digitar o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição.

consultar local de prova

Local de prova do ENEM 2019 (Foto: Freepik)

Na edição 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio estão confirmados mais de 5 milhões de participantes, que vão em busca de bons resultados para tentar ingressar no ensino superior, seja em instituições da rede pública ou privada.

Com as notas do Enem é possível concorrer às vagas em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e às bolsas de estudo em faculdades particulares, participando do Programa Universidade para Todos (Prouni). O resultado do exame também é usado na solicitação do financiamento estudantil (Fies) e na seleção para cursos técnicos gratuitos, entre outras coisas.

Como consultar local de prova

Vai fazer as provas do Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro? Então, já é bom conferir o local de aplicação das provas com antecedência. Basta acessar o site https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante, informar o seu CPF e a senha para entrar no sistema.

cartão do enem

O cartão de confirmação pode ser encontrado no site do Enem (Foto: Reprodução INEP)

Em seguida, é só procurar pelo cartão de inscrição do Enem dentro da plataforma para ter acesso a todas as informações na tela, lembrando que é obrigação do candidato acessar o documento, pois a organização do exame não faz mais o envio dele para a residência do concorrente.

O cartão de confirmação do Enem 2019 também pode ser visualizado no aplicativo do Enem, que é gratuito e tem versões para Android e iOS (o acesso nos dispositivos móveis também é realizado mediante a informação dos dados cadastrais).

Informações do cartão de inscrição

O cartão do Enem traz informações muito importantes para todos os candidatos, a começar pelo endereço do local de prova, onde você deve comparecer nos dias 3 e 10 de novembro.

Além disso, ele também mostra:

  • o número de inscrição;
  • a opção escolhida para a prova de língua estrangeira;
  • as datas e os horários do exame;
  • detalhes sobre atendimento específico e/ou especializado, se for o caso.

Apesar de não ser obrigatório, o candidato deve imprimí-lo e levar no dia da prova, pois com ele fica mais fácil achar a sua sala e evitar confusões.

O que levar no dia da prova

Consultar o local de prova do Enem 2019 é bem fácil, como vimos acima. E para que você tenha essa mesma tranquilidade no dia do exame, é importante saber o que levar. Além do cartão, não se esqueça do documento de identidade e da caneta esferográfica com tinta preta.

prova do enem

No dia prova, não se esqueça de levar documentos e o cartão de inscrição (Foto: Freepik)

Para não passar fome e sede, leve uma garrafa d’água e um lanche leve, fácil de manusear e que não faça barulho ao comer, como frutas, chocolates ou barras de cereal.

Outra dica é sair de casa mais cedo para chegar ao local com antecedência, pois o trânsito costuma ficar complicado nas proximidades das escolas, faculdades e outras instituições que recebem os candidatos.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.