Inscrições IFAM 2020 Disponíveis

Se você mora no Amazonas e possui interesse em estudar de graça em uma das principais instituições de ensino profissionalizante do estado não pode perder a chance de fazer um dos cursos gratuitos IFAM 2020. Quer saber como participar da seleção? Basta conferir as dicas abaixo!

instituto federal do amazonas
Inscrições IFAM 2020 Disponíveis (Foto: Reprodução IFAM)

Com unidades em Manaus e diversas outras cidades, o Instituto Federal do Amazonas abre, anualmente, milhares de vagas para cursos de diferentes modalidades, todos ministrados de graça e disponíveis para o público em geral, atendendo aos candidatos de várias faixas etárias.

Para 2020 isto não deve ser diferente, com a oferta de cursos gratuitos no Amazonas contemplando oportunidades no ensino técnico e no ensino superior, que estão entre os mais concorridos, e também em outras modalidades.

Cursos oferecidos

Os cursos técnicos gratuitos estão entre as qualificações mais procuradas no IFAM. Na modalidade integrada, os cursos são destinados aos menores de 18 anos que já concluíram o nível fundamental e irão fazer o médio juntamente com o curso profissionalizante — a duração é de 3 anos.

Já a forma subsequente, com duração de 3 a 4 semestres, é para quem terminou o ensino médio (não há exigência quanto à idade). Há ainda os cursos técnicos de nível médio na modalidade EJA, destinada aos candidatos com 18 anos de idade ou mais que fizeram apenas o ensino fundamental — a duração varia de acordo com a forma.

cursos técnicos
A instituição tem milhares de vagas em cursos técnicos gratuitos (Foto: Freepik)

A lista de cursos técnicos IFAM 2020 gratuitos varia conforme a unidade e a cidade, mas há opções como Técnico em Agropecuária, Técnico em Florestas, Técnico em Informática para Internet, Técnico em Recursos Pesqueiros, Técnico em Meio Ambiente e Técnico em Programação de Jogos Digitais, entre outros.

A seleção para o primeiro semestre de 2020 também terá vagas para cursos superiores gratuitos, nas versões bacharelado e licenciatura, com duração média de 4 anos, e tecnólogo, com duração entre 3 e 4 anos. A instituição oferece ainda alguns cursos de pós-graduação (Stricto sensu e Lato sensu).

Como se inscrever

As inscrições para o IFAM 2020 são recebidas via internet, no site http://www2.ifam.edu.br/estudenoifam/processo-seletivo-2020-1. Os cadastros para as turmas do primeiro semestre do ensino técnico já foram realizadas, mas em breve deverão ser abertas novas seleções.

curso técnico em informática
Os cursos técnicos estão distribuídos entre várias modalidades (Foto: Freepik)

No caso dos cursos superiores, as inscrições serão recebidas no mês de dezembro, na mesma página, quando estarão disponíveis os editais com todos os detalhes a respeito da quantidade de vagas e das opções abertas em cada unidade.

Processo seletivo

A seleção para os cursos gratuitos IFAM 2020 é realizada com base no desempenho acadêmico dos candidatos, na maioria das modalidades. Para os cursos técnicos integrados, concomitantes e EJA, por exemplo, são levadas em conta as notas obtidas no 7º e no 8º anos do ensino fundamental, nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Ciências.

Nos cursos técnicos subsequentes, na especialização técnica de nível médio e no ensino superior são analisadas as notas do 1º e do 2º anos do nível médio, nas matérias de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Biologia e Física.

Pode haver ainda a aplicação de provas para os cursos de Educação Indígena ou de Campo e a utilização das notas do Enem para os cursos de graduação.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *