Senai Pronatec 2019

Os cursos Senai Pronatec 2019 são uma ótima pedida para os jovens interessados em se qualificar para buscar o seu lugar no mercado de trabalho. Oferecidos gratuitamente, eles propiciam formação técnica profissional nos mais variados segmentos.

cursos gratuitos 2019
Senai Pronatec 2019 (Foto: Freepik)

Realizado desde 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego já atendeu milhões de pessoas de todo o país, abrindo as portas do ensino profissionalizante para quem não possui condições de pagar para estudar.

Nos últimos anos, o projeto tem passado por algumas mudanças, com o objetivo de aumentar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), ganhando novos parceiros. Até uma nova modalidade foi lançada, batizada de Pronatec Oferta Voluntária, que ofereceu centenas de milhares de vagas em 2018.

Como funciona

Para ampliar a oferta de cursos gratuitos, o Pronatec tem feito parceria com instituições privadas de ensino superior e de educação profissional, trazendo ainda mais cursos técnicos, de qualificação e aperfeiçoamento, atendendo às demandas do mercado.

Uma destas instituições parceiras do governo no projeto é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, reconhecido em todo o Brasil pela alta qualidade de ensino e que disponibiliza vários tipos de cursos gratuitamente aos participantes do programa.

curso de Solda Senai
O curso de Soldador é um dos mais procurados no programa (Foto: Freepik)

Ou seja, muitos cursos grátis Pronatec 2019 são ministrados nas unidades do Senai, permitindo aos alunos aproveitar toda a infraestrutura da instituição, obtendo um diploma bastante valorizado, o que pode facilitar a busca por emprego.

Vale lembrar que outras instituições também são parceiras do Pronatec, como Senac, Sesi, Institutos Federais, escolas profissionalizantes municipais e estaduais, possibilitando aumentar a oferta de qualificação gratuita.

Cursos disponíveis

A oferta de cursos gratuitos Senai Pronatec abrange, basicamente, dois tipos de cursos, que podem ser presenciais ou a distância. Uma das modalidades é a de Formação Inicial e Continuada (FIC), que tem duração mais curta (de 3 a 5 meses) e vagas para quem possui formação a partir do ensino fundamental incompleto. Ao final, o aluno obtém o certificado de qualificação profissional.

A outra modalidade é a de cursos técnicos gratuitos, que tem duração de 1 a 2 anos, conforme a área, e é destinada aos estudantes do ensino médio (cursos concomitantes) e aos que já concluíram esse nível de escolaridade (subsequentes).

curso de Logística grátis
Profissionais da área de Logística têm boas oportunidades de emprego (Foto: Freepik)

Confira alguns dos cursos grátis Pronatec disponibilizados recentemente em parceria com o Senai:

  • Técnico em Informática
  • Técnico em Edificações
  • Técnico em Logística
  • Técnico em Mecânica
  • Técnico em Eletrônica
  • Padeiro
  • Eletricista Automotivo
  • Auxiliar de Almoxarife
  • Soldador
  • Corte e Costura

Esses cursos gratuitos do Senai Pronatec são oferecidos, prioritariamente, aos estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiários de programas sociais, alunos da EJA, bolsistas de escolas particulares e trabalhadores. O público em geral também pode concorrer às vagas.

Inscrições

Interessado em participar do programa e se qualificar? É necessário se cadastrar para os processos seletivos realizados pela instituição.

As informações sobre inscrições Senai Pronatec 2019 podem ser obtidas nas unidades do Senai (veja os endereços no site http://www.portaldaindustria.com.br/senai/) e também na página do programa do governo: http://portal.mec.gov.br/pronatec.

Você também pode pesquisar as vagas disponíveis através do site http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/, informando os dados sobre a sua região, e ficar atento à divulgação de oportunidades na mídia.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *