RG Online – Como Fazer o Cadastro pela Internet

Solicitar o RG online é um serviço oferecido em praticamente todos os estados, facilitando a vida de todos os cidadãos, que podem realizar algumas etapas do atendimento sem sair de casa. Como fazer o cadastro pela internet? É preciso pagar alguma taxa? Descubra todas as informações agora!

carteira online
RG Online – Como Fazer o Cadastro pela Internet (Foto: Freepik)

A carteira de identidade é o documento mais importante da pessoa física, já que possibilita confirmar a identidade do cidadão perante os órgãos públicos ou privados, permitindo o acesso a uma série de serviços, como a utilização dos sistemas de saúde e educação, por exemplo.

Também chamada de Registro Geral (RG), ela é emitida pelos governos estaduais, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP), e pode ser solicitada a qualquer momento, inclusive logo após o nascimento. Ao contrário do que muitos acreditam, não existe idade mínima para fazer a identidade nem é preciso aguardar completar 18 anos para tirar o documento.

1ª via do RG pela internet

Tirar a carteira de identidade pela internet é possível? Em parte, sim, já que algumas etapas de solicitação do documento acontecem online, mas mesmo assim é necessário comparecer ao instituto de identificação do seu estado para completar o processo.

Se você vai tirar o documento pela primeira vez, o primeiro passo é fazer o agendamento online junto ao órgão do seu estado, marcando o dia e o horário em que deseja ser atendido. Na data e na hora marcadas, compareça à instituição para realizar a coleta dos dados biométricos e tirar a foto do RG (ou levar a sua já pronta).

RG pela internet
A carteira de identidade é o documento mais importante do cidadão brasileiro (Foto: Wikimedia Commons)

É por causa desta coleta de dados que o cidadão precisa comparecer ao posto de atendimento, mas com horário marcado geralmente é bem mais rápido. Após a realização do processo, basta aguardar a emissão do RG e retirá-lo no órgão ou recebê-lo em casa, conforme escolha prévia.

Geralmente, a identidade fica pronta num prazo de 5 a 10 dias úteis, dependendo da forma de retirada escolhida. Outra informação importante é que a primeira via da identidade é gratuita para todos.

2ª via do RG pela internet

Perdeu a identidade? Ela foi furtada ou roubada? Está mal conservada, dificultando a visualização dos seus dados? Ou é muito antiga e precisa ser atualizada? Então, é hora de pedir a segunda via do RG, o que também pode ser feito via internet.

carteira de identidade poupatempo
Página para agendamento do RG em São Paulo (Foto: Reprodução Poupatempo)

O procedimento é basicamente o mesmo descrito acima, com a diferença de que você deve informar que deseja solicitar a 2ª via do RG online. Neste caso, há a cobrança de uma taxa, cujo valor varia de um estado para o outro — a gratuidade costuma ser oferecida a pessoas de baixa renda, idosos e deficientes.

Como tirar carteira de identidade pela internet – por estado

Como fazer o cadastro pela internet para tirar RG online? O processo pode variar de um estado para o outro, mas em geral segue o mesmo caminho descrito acima. Para saber como funciona em sua região, bem como verificar o valor da taxa e os locais de atendimento, é preciso entrar em contato com o instituto de identificação da sua região.

Nos links abaixo você encontra estas informações por estado:

Clique no link do seu estado e veja o que fazer para emitir o documento online.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *