Cursos Técnicos Gratuitos: 10 lugares para encontrar

Os cursos técnicos são a bola da vez para quem está em busca do primeiro emprego ou quer se recolocar o mais rápido possível. E a boa notícia é que muitas instituições de ensino oferecem essa modalidade gratuitamente.

cursos técnicos de graça
Cursos Técnicos Gratuitos: 10 lugares para encontrar (Foto: Pixabay)

O ensino técnico tem como principal objetivo formar profissionais para o mercado de trabalho. De duração mais rápida que as graduações, esses cursos também se diferenciam pelo foco maior na prática.

Pensando em aproveitar a grande demanda para começar os estudos? Então, conheça 10 lugares para encontrar cursos técnicos gratuitos!

1. Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial é uma das instituições mais lembradas quando se fala em cursos técnicos.

Os cursos técnicos gratuitos do Senai são oferecidos em estados como São Paulo, que tem inscrições abertas para as turmas do segundo semestre de 2019. A oferta é de 1.664 vagas e as inscrições serão recebidas até o dia 20 de março, no site do Senai SP.

Para saber se há vagas em sua cidade, procure o Senai do seu estado (endereços na página http://www.portaldaindustria.com.br/senai/).

2. Senac

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial distribui bolsas de estudo para pessoas carentes através do Programa Senac de Gratuidade (PSG), em vários estados.

Para concorrer às bolsas do Senac para cursos técnicos é necessário participar de uma seleção específica. Entre em contato com o Senac mais próximo para verificar a disponibilidade de vagas em sua cidade (endereços no site http://www.senac.br/).

3. Senar

Interessado em atuar na área rural? O Senar tem boas opções de formação, como o curso Técnico em Agronegócio gratuito, na modalidade semipresencial.

Confira as informações na página da instituição.

curso de Soldador
Curso de Técnico em Solda está disponível em alguns estados (Foto: Pixabay)

4. Sest Senat

Cursos técnicos para o setor de transporte são o foco das qualificações oferecidas pela rede Sest Senat. Em algumas regiões, há bolsas de estudo disponibilizadas em parceria com empresas e o governo.

Saiba mais no site do Sest Senat.

5. Etec

As Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo abrem milhares de vagas a cada semestre para cursos técnicos de graça, em dezenas de municípios.

Há vagas para quem está cursando e para os que já concluíram o nível médio, com o acesso acontecendo por meio do Vestibulinho Etec.

6. Faetec

Procurando cursos técnicos no Rio de Janeiro gratuitos? Aproveite a oferta da Fundação de Apoio à Escola Técnica, mantida pelo governo estadual.

A instituição está presente na capital fluminense e em cidades do interior, abrindo vagas ao longo do ano.

Veja os cursos disponíveis no site http://www.faetec.rj.gov.br/.

7. Institutos Federais

Os Institutos Federais de Educação são outra ótima alternativa para obter um diploma técnico sem gastar nada. Presentes em todos os estados, eles também oferecem cursos livres, superiores e de extensão, igualmente gratuitos.

Saiba quando acontece a próxima seleção na sua região acessando o site do IF do seu estado ou indo à escola mais próxima (endereços disponíveis no site da Rede Federal de Educação).

onde fazer cursos técnicos grátis
Os cursos formam profissionais muito procurados atualmente (Foto: Pixabay)

8. Utramig

A Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig) oferece cursos técnicos gratuitos em Belo Horizonte, Uberlândia e Nova Lima, além de disponibilizar cursos técnicos online grátis para quem mora em outras cidades.

Veja como se inscrever no site http://utramig.mg.gov.br/.

9. Novotec

O Governo de São Paulo lançou um novo programa de qualificação para os alunos do ensino médio. Trata-se do Novotec, que atenderá aos jovens matriculados na rede pública de ensino.

Devem ser oferecidas ao menos 30 mil vagas até o fim de 2019, em cursos presenciais e a distância.

No site do governo estadual SP é possível conferir outras informações.

10. Pronatec

Finalizando a lista de 10 lugares para encontrar cursos técnicos gratuitos, destacamos o Pronatec, programa do governo federal que já qualificou milhões de brasileiros.

Acesse o site http://portal.mec.gov.br/pronatec e fique atento à abertura de novas vagas.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *