Curso Gratuito EJA: Onde Encontrar

Se você parou de estudar há algum tempo e está pensando em voltar para a escola, uma ótima opção está no curso gratuito EJA, que permite a conclusão da educação básica em menos tempo. Quer conhecer mais sobre essa modalidade de ensino e descobrir onde encontrar vagas? É só continuar conosco!

EJA grátis
Curso Gratuito EJA: Onde Encontrar (Foto: Freepik)

Muitos motivos levam as pessoas a abandonar a escola. Alguns jovens precisam trabalhar para ajudar em casa, por exemplo, e com isso ficam sem tempo para estudar. Outras motivações podem ser doença, a perda de interesse ou mudança para lugares sem escolas.

Quem não concluiu o ensino fundamental e/ou o ensino médio na idade adequada tem, na Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma opção interessante para tirar o diploma e continuar os estudos, fazendo um curso técnico ou superior para alçar voos mais altos na carreira.

Como funciona

O curso EJA é uma modalidade destinada a quem parou de estudar e deseja retomar os estudos. Também conhecido como supletivo, esse tipo de curso é dividido em duas etapas, com formação mais rápida que a escola convencional.

Uma das etapas é o EJA Ensino Fundamental, para os jovens que não concluíram esse nível mais básico, entre o 1º e o 9º ano. Ele inclui as disciplinas de Português, Matemática, Artes, Ciências, Inglês, História, Geografia e Educação Física, e pode ser feito em até três anos, em média.

Educação de Jovens e Adultos
Conclua os ensinos fundamental e médio em menos tempo, fazendo o EJA (Foto: Freepik)

A outra é o EJA Ensino Médio, para quem não concluiu esse nível. Aqui, o aluno tem acesso às matérias de Português, Matemática, Artes, Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Química, Física, Biologia, Inglês e Educação Física. A duração é de 18 meses, em média.

Ao final do EJA, o aluno faz uma prova e, se obtiver o desempenho mínimo exigido, recebe o certificado de conclusão do ensino fundamental e/ou o diploma do nível médio.

Onde encontrar

O curso de Educação de Jovens e Adultos está disponível nas modalidades presencial, com aulas diárias, e à distância, com aulas via internet.

Onde encontrar o curso EJA grátis? A modalidade presencial é oferecida gratuitamente em escolas municipais e estaduais. Basta procurar a prefeitura da sua cidade e verificar quais instituições disponibilizam o curso, no caso da rede municipal.

EJA online grátis
O EJA a distância é oferecido pelo Sesi (Foto: Freepik)

Para saber quais escolas estaduais oferecem o EJA é preciso entrar em contato com a Secretaria de Educação do seu estado ou ir diretamente à escola estadual mais próxima. Se você mora em São Paulo, pode obter as informações no site do governo estadual.

Já para quem prefere o curso EJA online gratuito, o Sesi SP está com inscrições abertas para essa modalidade, no site https://inscricaoeja.sesisp.org.br/WebForms/Home.

Quem pode fazer

Para fazer o curso gratuito EJA é preciso cumprir algumas exigências do Ministério da Educação, principalmente em relação à idade.

O EJA nível fundamental é para quem tem idade mínima de 15 anos, enquanto o EJA nível médio é para quem tem 18 anos ou mais.

Outro lembrete importante é que você deve fazer uma etapa de cada vez, não sendo possível fazer o curso fundamental e o médio ao mesmo tempo.

One Comment

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *