Como se cadastrar na Farmácia Popular

O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 com unidades próprias para oferecer à população acesso mais fácil à medicamentos. Em 2006, a iniciativa cresceu e alcançou a rede privada sendo chamado o programa de “Aqui Tem Farmácia Popular”.

Com o programa, os brasileiros passaram a ter acesso a medicamentos para hipertensão, diabetes e outras cinco doenças incluindo asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. 

Todos os medicamentos estão disponíveis na rede de farmácias e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular. Com exceção dos remédios para diabetes e hipertensão que são gratuitos, o programa oferece medicações com descontos de até 90%. 

Para quem ainda não conhece, o Programa Farmácia Popular do Brasil é coordenado pelo Ministério da Saúde e visa disponibilizar medicamentos à população para doenças e agravos de maior prevalência e impacto social. Trata-se de uma oferta de medicamentos complementar à política de assistência farmacêutica do Sistema Único DE Saúde (SUS).

Continue lendo para saber como realizar o seu cadastro.

Como funciona a Farmácia Popular?

Quem busca ter acesso gratuito aos medicamentos, basta apresentar o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (com validade de 120 dias) em qualquer um dos 15.069 estabelecimentos e drogarias conveniadas à rede Aqui Tem Farmácia Popular.

Como fazer o cadastro Farmácia Popular?

A Caixa Econômica Federal (CEF) é o órgão responsável pelo processo de cadastro das farmácias no programa Farmácia Popular, através do sistema SIFAP, disponível no site.

Novos cadastros são abertos conforme a estratégia de expansão do programa, e nem sempre é divulgada com antecedência a oportunidade de se credenciar. Sendo assim, leia a seguir as etapas básicas do processo de inscrição/cadastro no Farmácia Popular e fique atento:

  1. Pré-cadastro e Cadastro

Quando o sistema estiver disponível para cadastro, a empresa interessada deverá inserir os dados iniciais, CNPJ e email, e realizar o pré-cadastro. Após concluído o pré-cadastro, receberá orientação quanto à conclusão do cadastro inicial, que é realizada no sistema SIFAP.

  1. Documentação na CAIXA

Terminada a primeira etapa, a farmácia receberá a orientação sobre a lista de documentos e comprovantes que deverão ser apresentados na agência da CAIXA indicada pelo sistema. Os documentos serão analisados e o solicitante poderá acompanhar o processo através do SIFAP, acessando o portal com seu número NIS e senha.

  1. Documentação no Ministério da Saúde

No momento em que a empresa apresenta os documentos na CAIXA, será emitido o RTA, um comprovante da solicitação de participação e apresentação de documentação na CAIXA, que deverá ser enviado para o Ministério da Saúde.

  1. Publicação no DOU

Toda a documentação apresentada será, então, analisada pela equipe do programa, no Ministério da Saúde, e caso seja aprovado o pedido de participação no Farmácia Popular, será publicado no Diário Oficial da União a confirmação do credenciamento da empresa.

  1. Configurações e Vendas teste

Por fim, após confirmada a liberação da participação, a empresa receberá orientações sobre as configurações do sistema de vendas, para que possa realizar as vendas teste, passando pelo ambiente de homologação, e quando tudo estiver funcionando corretamente, estará apta a iniciar as vendas.

Farmácia Popular: Será aceito qualquer tipo de receita?

Vale ressaltar que receita apresentada na Farmácia Popular deverá ser prescrita por um profissional médico, seja médico particular ou médico do SUS. Quanto a validade das receitas, ela varia da seguinte forma: anticoncepcionais – 1 ano; demais medicamentos e fraldas geriátricas – 120 dias.

Lista de Medicamentos para Hipertensão

Captopril 25 mg, comprimido 

Maleato de enalapril 10 mg, comprimido 

Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido 

Atenolol 25 mg, comprimido 

Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido 

Losartana Potássica 50 mg 

Lista de Medicamentos para Diabetes

Glibenclamida 5 mg, comprimido 

Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido 

Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido 

Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido de ação prolongada 

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml 

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml 

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule) 

Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule) 

Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml 

Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml 

Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules) 

Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules) 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.