Cirurgia Plástica Gratuita – Onde e Como Conseguir?

Sabia que é possível fazer cirurgia plástica gratuita? Muita gente desconhece essa possibilidade, e por isso preparamos o post a seguir com todas as informações necessárias para quem precisa realizar algum procedimento cirúrgico e não tem condições de pagar. Confira!

plástica de graça
Cirurgia Plástica Gratuita – Onde e Como Conseguir? (Foto: Freepik)

Uma das formas de fazer plástica de graça é por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), programa de saúde do governo que oferece inúmeros serviços ao cidadão sem qualquer cobrança, incluindo consultas, tratamentos, cirurgias e até plásticas.

Como conseguir cirurgia plástica gratuita pelo SUS? Quais procedimentos são oferecidos? Há outras formas de obter esse benefício? Continue lendo para descobrir as respostas.

Cirurgia plástica pelo SUS

A plástica de graça no SUS é um direito de todos. Mas para ter acesso ao serviço, é preciso se encaixar em alguns requisitos. Antes de mais nada, você precisa saber que o sistema público só cobre as cirurgias plásticas reparadoras.

Desta forma, se você quer fazer procedimentos estéticos como implante de silicone por não estar satisfeita com o tamanho dos seios, não adianta procurar os hospitais públicos. Mas se essa mesma cirurgia tiver outro propósito, é possível conseguir.

Veja os tipos de cirurgias plásticas cobertas pelo SUS:

  • Cirurgia de fenda palatina
  • Cirurgia de lábio leporino
  • Cirurgia de reconstituição em casos de queimaduras graves
  • Remoção de pele após cirurgia bariátrica (abdominoplastia)
  • Cirurgia de orelhas de abano
  • Cirurgia de silicone mamário (exclusiva para mulheres que retiraram o seio ou parte dele em decorrência de câncer de mama)
  • Cirurgia de redução da mama, em caso de saúde prejudicada pelos seios muito grandes (gigantomastia)
  • Deficiência ou deformidades no rosto
cirurgia de silicone
A implantação de silicone é gratuita somente em casos de câncer de mama (Foto: Freepik)

Como conseguir plástica no SUS

O seu caso se encaixa em uma das situações descritas acima? Então, o primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a avaliação médica por profissional especializado na área.

Se o profissional avaliar que você está habilitado a fazer a plástica pelo SUS, o próprio sistema de saúde dará prosseguimento à solicitação. Basta ficar atento às orientações e sempre procurar o posto em caso de demora.

Após a solicitação, o procedimento pode ser realizado em hospitais-escola, hospitais universitários ou clínicas particulares parceiras do SUS.

Hospitais universitários

A cirurgia plástica gratuita em hospitais universitários também é uma realidade. Neste caso, o paciente precisa ser encaminhado pelo posto de saúde, conforme descrito acima.

Mas também há a possibilidade de procurar o hospital diretamente, principalmente em caso de urgência.

Hospitais-escolas e o Hospital das Clínicas, que existe em várias cidades, também costumam oferecer intervenções cirúrgicas de graça.

cirurgia de graça
Hospitais universitários também oferecem o serviço gratuitamente (Foto: Freepik)

Outros locais

Está com dificuldade para conseguir cirurgia plástica gratuita? Procure a Secretaria de Saúde do seu município ou do estado, ou entre em contato com o Ministério da Saúde.

Também vale procurar diretamente as faculdades de Medicina da sua cidade e até mesmo os hospitais e clínicas da rede privada, pois alguns deles podem oferecer cirurgias para pessoas carentes.

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *