Cirurgia Plástica Gratuita – Onde e Como Conseguir?
Sabia que é possível fazer cirurgia plástica gratuita? Muita gente desconhece essa possibilidade, e por isso preparamos o post a seguir com todas as informações necessárias para quem precisa realizar algum procedimento cirúrgico e não tem condições de pagar. Confira!
Cirurgia Plástica Gratuita – Onde e Como Conseguir? (Foto: Freepik)
Uma das formas de fazer plástica de graça é por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), programa de saúde do governo que oferece inúmeros serviços ao cidadão sem qualquer cobrança, incluindo consultas, tratamentos, cirurgias e até plásticas.
Como conseguir cirurgia plástica gratuita pelo SUS? Quais procedimentos são oferecidos? Há outras formas de obter esse benefício? Continue lendo para descobrir as respostas.
Cirurgia plástica pelo SUS
A plástica de graça no SUS é um direito de todos. Mas para ter acesso ao serviço, é preciso se encaixar em alguns requisitos. Antes de mais nada, você precisa saber que o sistema público só cobre as cirurgias plásticas reparadoras.
Desta forma, se você quer fazer procedimentos estéticos como implante de silicone por não estar satisfeita com o tamanho dos seios, não adianta procurar os hospitais públicos. Mas se essa mesma cirurgia tiver outro propósito, é possível conseguir.
Veja os tipos de cirurgias plásticas cobertas pelo SUS:
- Cirurgia de fenda palatina
- Cirurgia de lábio leporino
- Cirurgia de reconstituição em casos de queimaduras graves
- Remoção de pele após cirurgia bariátrica (abdominoplastia)
- Cirurgia de orelhas de abano
- Cirurgia de silicone mamário (exclusiva para mulheres que retiraram o seio ou parte dele em decorrência de câncer de mama)
- Cirurgia de redução da mama, em caso de saúde prejudicada pelos seios muito grandes (gigantomastia)
- Deficiência ou deformidades no rosto
A implantação de silicone é gratuita somente em casos de câncer de mama (Foto: Freepik)
Como conseguir plástica no SUS
O seu caso se encaixa em uma das situações descritas acima? Então, o primeiro passo é procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar a avaliação médica por profissional especializado na área.
Se o profissional avaliar que você está habilitado a fazer a plástica pelo SUS, o próprio sistema de saúde dará prosseguimento à solicitação. Basta ficar atento às orientações e sempre procurar o posto em caso de demora.
Após a solicitação, o procedimento pode ser realizado em hospitais-escola, hospitais universitários ou clínicas particulares parceiras do SUS.
Hospitais universitários
A cirurgia plástica gratuita em hospitais universitários também é uma realidade. Neste caso, o paciente precisa ser encaminhado pelo posto de saúde, conforme descrito acima.
Mas também há a possibilidade de procurar o hospital diretamente, principalmente em caso de urgência.
Hospitais-escolas e o Hospital das Clínicas, que existe em várias cidades, também costumam oferecer intervenções cirúrgicas de graça.
Hospitais universitários também oferecem o serviço gratuitamente (Foto: Freepik)
Outros locais
Está com dificuldade para conseguir cirurgia plástica gratuita? Procure a Secretaria de Saúde do seu município ou do estado, ou entre em contato com o Ministério da Saúde.
Também vale procurar diretamente as faculdades de Medicina da sua cidade e até mesmo os hospitais e clínicas da rede privada, pois alguns deles podem oferecer cirurgias para pessoas carentes.